Tipos de treinamento de corrida

7 de novembro de 2011

Ao contrário do que muitos pensam, a corrida de rua não é um esporte simples e possui variadas maneiras de treinar, de acordo com performance e distância.

Tipo de treinamento de corrida

Treino de Volume – Nesse treino, o corredor trabalha o condicionamento cardiorrespiratório e prepara a musculatura para a corrida. O treino baseia-se no aumento progressivo do tempo ou quilometragem da corrida e a velocidade é baixa. Com isso, a frequência cardíaca é baixa e é em torno de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima do corredor. O treino é ideal para quem só deseja queimar gordura. Já para quem deseja também uma melhor performance, é necessário associar o treino de volume com o de intensidade.

Treino de Ritmo – Adapta o organismo para manter-se em movimento com velocidade maior em médias distâncias, ou seja, menor ou igual a 10km. O treino exige mais dos músculos e a frequência cardíaca fica em torno de 80% a 90%.

Treino de Intensidade – É um treino com velocidade alta, que alcança de 85% a 95% da frequência máxima e não deve ser feito todos os dias. O treino de intensidade deve corresponder a 10% do volume de corrida na semana. Recomenda-se que seja intercalado com o treino de velocidade. Dentro desse treino existe o Fartlek.

Veja também: Treinos Regenerativos e descanso. Qual é a sua importância?

Fartlek – O treino apresenta variação de ritmo e a intensidade da corrida varia de acordo com as distâncias e o tempo dos esforços executados. Nos intervalos desses esforços, deve-se utilizar estímulos mais leves, como trotes. Também há alternância entre corridas rápidas e lentas. O Fartlek deve ser usado para método de treino durante um plano de preparação física e não deve ser adotado como método principal.

Treinos de Limiar – São feitos em ritmo intenso para elevar o limiar anaeróbico. Como exemplo, trabalha-se em ritmo crescente durante 20 minutos.

Treinos Regenerativos – Recuperam o organismo dos treinos de grandes exigências e o preparam para novos esforços. O treino é de baixa intensidade e frequência cardíaca, em que são usados 60% da frequência.

Comentários Facebook

3 Respostas para Tipos de treinamento de corrida

  1. Francisco José disse:

    Prof. bom dia, gostaria de pedir ao Sr. uma ajuda. A faço treinos de uma modalidade do triathlon que é o duathlon ou seja corrida/bike/corrida . As distancia são : 2,1Km de corrida/4,8km de bik,e/2,1 Km de corrida . Eu realizo treinos de fartlek,intervalado e longões ,quando logo após a bike eu faço uma corrida de 25 a 30′.
    Gostaria de perguntar ao Sr. se essses treinos estão de acordo.
    Um grande abraço,
    Francisco José – Rio de Janeiro
    ASSISTO AOS SEUS VIDEOS SOBRE TREINOS ,MUITO BONS.

  2. Equipe Trainer disse:

    E aí Francisco,
    Pensando em corrida, realizar treinos de 5km até 10km para trabalhar a natureza aeróbia é indicado, enquanto os intervalados de 300m, 400m e 800m são bons para ganho de velocidade. Como a distância é específica de 2,1km, necessita treinar muito bem a transição que é o diferencial em provas de duatlon.
    Um abraço!

  3. Pingback: Tempo Run - Corredor Trainer - Trainer Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos