A importância da hidratação durante o treino

27 de dezembro, 2010 // Dicas de Corrida | 7 Comentários

Durante o treino, a maioria dos corredores não ingere líquidos em quantidades suficientes. Essa falta de cuidado pode causar de uma simples queda no rendimento do atleta até uma desidratação severa.

Quando se corre em temperaturas elevadas, a sudorese tende a ser maior. Então a desidratação pode ser ainda mais grave, acarretando consequências como o aumento dos batimentos cardíacos e a diminuição do fluxo sanguíneo – comprometendo assim o fornecimento de oxigênio e substrato energético para os músculos que estão trabalhando.

Além disso, ocorre o aumento da temperatura corporal, podendo ocasionar hipertermia e diminuição o desempenho. Para que isso não aconteça, siga as dicas do Corredor Trainer mantenha-se hidratado durante todo seu treino

É importante que você saiba o quanto de líquidos perde durante o treinamento, por isso se pese antes e após a atividade. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício, você deve consumir 1,5 litros de líquidos quando terminar em no máximo 6 horas.

Durante o treino, é fundamental que você aumente a quantidade de líquido que ingere. Beba água mesmo que não esteja com sede, pois seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos.

Você pode utilizar um alarme ou então pedir que seu treinador lembre de que está na hora de ingerir líquidos. É bom tratar, portanto, de ter sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso. O ideal é ingerir entre 150 e 300 ml de líquidos em intervalos de 15 a 20 minutos, assim você evita desconfortos gastrointestinais.

Com o passar dos dias você irá se acostumar com essa nova rotina e irá notar uma melhora no seu desempenho. Bom treino!

Além disso, em treinamentos mais longos, exigentes, ou em temperaturas elevadas, pode-se associar a utilização de bebidas eletrolíticas, como isotônicos, e outros suplementos que associem a hidratação com a ingestão de sais, carboidratos e proteínas por exemplo.

Comentários Facebook

7 comentários para “A importância da hidratação durante o treino”

  1. Tchê disse:

    A hidratação é importante em todas as épocas do ano, mas no verão, onde as temperaturas ficam mais elevadas o cuidado deve ser redobrado.
    Não somente durante as atividades físicas, mas durante todo o dia e através de líquidos diretamente ou de alimentos que contenham água em sua composição.
    Evitem os horários mais quentes para treinar e siga as dicas acima.
    Bons treinos.

  2. [...] em uma esteira, sob temperatura de 40º C, até ficarem exaustos. Em seguida, eram medidos os níveis de hidratação, habilidade de concentração e coordenação motora de cada um dos alunos. Em seguida, metade [...]

  3. [...] que um grau de desidratação de apenas 2% já provoca queda no desempenho? Por isso, manter-se hidratado é fundamental para ir longe nos treinos. E ter líquidos à mão não basta, é preciso saber [...]

  4. […] corredores. As altas temperaturas, aliadas ao tempo úmido e muito sol, podem causar desconforto, desidratação e até insolação. É comum sentir uma queda no desempenho, nem mesmo os atletas de elite […]

  5. […] Antigamente, um dos principais adversários dos corredores era a camiseta, pois os tecidos utilizados não conseguiam evaporar o suor, nem auxiliar no resfriamento da pele. Na verdade, o efeito era exatamente o contrário: o tecido normalmente ficava encharcado, adicionando ainda mais peso e causando desconforto ao atleta. Para piorar, o organismo não consegue compensar essa situação e aumenta ainda mais a taxa de sudorese, elevando, portanto, o risco de desidratação. […]