A importância da hidratação durante o treino

27 de dezembro de 2010

Durante o treino, a maioria dos corredores não ingere líquidos em quantidades suficientes. Essa falta de cuidado pode causar de uma simples queda no rendimento do atleta até uma desidratação severa.

Quando se corre em temperaturas elevadas, a sudorese tende a ser maior. Então a desidratação pode ser ainda mais grave, acarretando consequências como o aumento dos batimentos cardíacos e a diminuição do fluxo sanguíneo – comprometendo assim o fornecimento de oxigênio e substrato energético para os músculos que estão trabalhando.

Além disso, ocorre o aumento da temperatura corporal, podendo ocasionar hipertermia e diminuição o desempenho. Para que isso não aconteça, siga as dicas do Corredor Trainer mantenha-se hidratado durante todo seu treino

É importante que você saiba o quanto de líquidos perde durante o treinamento, por isso se pese antes e após a atividade. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício, você deve consumir 1,5 litros de líquidos quando terminar em no máximo 6 horas.

Durante o treino, é fundamental que você aumente a quantidade de líquido que ingere. Beba água mesmo que não esteja com sede, pois seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos.

Você pode utilizar um alarme ou então pedir que seu treinador lembre de que está na hora de ingerir líquidos. É bom tratar, portanto, de ter sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso. O ideal é ingerir entre 150 e 300 ml de líquidos em intervalos de 15 a 20 minutos, assim você evita desconfortos gastrointestinais.

Com o passar dos dias você irá se acostumar com essa nova rotina e irá notar uma melhora no seu desempenho. Bom treino!

Além disso, em treinamentos mais longos, exigentes, ou em temperaturas elevadas, pode-se associar a utilização de bebidas eletrolíticas, como isotônicos, e outros suplementos que associem a hidratação com a ingestão de sais, carboidratos e proteínas por exemplo.

CATEGORIAS:

Comentários Facebook

7 Respostas para A importância da hidratação durante o treino

  1. Tchê disse:

    A hidratação é importante em todas as épocas do ano, mas no verão, onde as temperaturas ficam mais elevadas o cuidado deve ser redobrado.
    Não somente durante as atividades físicas, mas durante todo o dia e através de líquidos diretamente ou de alimentos que contenham água em sua composição.
    Evitem os horários mais quentes para treinar e siga as dicas acima.
    Bons treinos.

  2. Pingback: Corrida e Cerveja, você pode! | Corredor Trainer

  3. Pingback: Correr melhor com hidratação - Trainer Assessoria Esportiva | Corredor Trainer – Trainer Assessoria

  4. Pingback: Mantenha o ritmo do treino mesmo no calor | Corredor Trainer – Trainer Assessoria

  5. Pingback: Tecidos inteligentes ajudam a melhorar o desempenho dos atletas | Corredor Trainer – Trainer Assessoria

  6. Pingback: Cuidados na prática da atividade física durante o calor | Corredor Trainer – Trainer Assessoria

  7. Pingback: Trainer Kids: o primeiro passo para uma vida saudável | Corredor Trainer – Trainer Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos
Saude e Diversão Correndo Juntos